terça-feira, 19 de abril de 2011

Artigo - Ao governar, faça a diferença

* Adeli Sell

O velho coletor de impostos na sua Exatoria aguardava o contribuinte. Hoje, o moderno agente da Secretaria da Fazenda espera encontrar o velho sonegador na tela do seu moderníssimo computador. A prática não mudou. O conservadorismo impera e impede a modernização real, tolhe os resultados e os benefícios do povo.

Para governar é preciso trabalhar para e com resultados concretos, os quais vão beneficiar o povo, atendendo os seus anseios e demandas. Para tal é preciso ser pró-ativo, ter ousadia e ter atitude. Mas isto por si só não basta. É preciso ter planejamento e gestão com foco em resultados e é preciso ir além: mensurar estes resultados sistematicamente, cobrando prazos das ações estabelecidas como estratégicas para o municipio e estabelecendo medidas corretivas se assim for necessário.  

Com as novas tecnologias disponíveis, somadas às ações de rua de agentes (off line) podemos chegar a quase todos os sonegadores. Poucos escaparão. Acabar com o câncer da sonegação é possível e necessário.


A  diferença na gestão é possível e os resultados são notórios numa cidade, Estado e Nação. Para exemplificar vou abordar o caso do lixo em Porto Alegre.

Lá na roça, as pessoas já usavam a lata de querosene lavada para guardar banha de porco. De um lado, a precariedade; de outro, já havia a reciclagem. O princípio não muda: reaproveitar. Em Porto Alegre, infelizmente, houve uma regressão na separação, coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

É hora de fazermos a diferença: primeiro, exigir MAIS GOVERNO, MAIS EFICIÊNCIA; segundo, cada um fazendo sua parte, retomando os velhos e bons processos de separação, coleta e destino dos resíduos sólidos de forma adequada. E claro, daí, com vigor exigindo sempre do poder público coleta e reciclagem. Levar tudo isto aos nossos galpões de reciclagem. Significa exigir que o caminhão passe para recolher e recolha na hora certa.


E se não for assim, é obrigação da gestão ser ética e eficiente, sem margens à prevaricação: autuar, multar as empresas, romper contratos e abrir processos que as coloquem fora das licitações por vários anos, o que a lei faculta. Tem que ter vontade politica para fazer.

Esta será uma gestão de resultados, a favor do povo, que garanta o bem estar social, a sustentabilidade e a dignidade.

É hora de fazer a diferença, mudando, ousando. Substituindo burocracia por processos, vencendo a mesmice e a lentidão.
Por isso, nosso lema deve ser: MAIS GOVERNO, MAIS EFICIENCIA.

ISTO FAZ A DIFERENÇA!

*ADELI SELL é vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: