A atividade ocorreu no Clube Tiro e Caça e contou com a participação de centenas de empresários, gestores de empresas e políticos, que vão conferir ao longo da programação o que há de novo em gestão estratégica, vendas, economia e finanças, além de temas ligados à representatividade política da federação.
Na oportunidade, o presidente da FCDL-RS, Vítor Augusto Koch, mencionou em seu discurso a luta pelo combate à pirataria e o trabalho que Adeli desempenhou quando esteve a frente da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). "Mesmo sendo de um partido popular Adeli não teve dúvidas em tomar decisões impopulares", ressaltou Koch.
Poder do varejo
A proposta de discutir o poder do varejo e sua qualificação durante a convenção segue a linha proposta pela Agenda Estratégica da Classe Lojista 2007-2017, coordenada pela FCDL-RS. O objetivo da Agenda é tornar o comércio gaúcho uma referência mundial, proporcionando mais emprego e renda, alta qualidade em serviços e clientes satisfeitos.
O poder do varejo pode ser comprovado naturalmente pelos números apresentados pelo setor. Serviços e Comércio foram os que mais cresceram nos últimos tempos.
Viraram símbolo da recuperação do Brasil em 2009, em plena crise do sistema financeiro mundial. A receita nominal do comércio varejista obteve taxas de crescimento de 11,9% em dezembro de 2009 com relação a igual mês de 2008 e de 10,0% no ano, conforme o IBGE. A receita nominal de vendas do varejo nacional apresentou taxas de variação de 14,7% e de 12,4%, nos acumulados dos seis primeiros meses de 2010 e dos últimos 12 meses, respectivamente.
Segundo Koch, a classe lojista tem o grande desafio de ser uma classe de referência mundial através da formação de lideranças com visão estratégica. “Com a implantação de treinamentos sequenciais, que brevemente poderão transformar-se em uma escola de lideranças empresariais, iremos promover a troca de experiências entre esses lideres." Para ele, a Convenção Estadual Lojista é o momento ideal para a discussão dos principais temas de interesse do setor e a afirmação de novas lideranças.
Importância do pequeno negócio
Para o presidente da CDL Lajeado, Elton Faleiro, o poder do varejo é exercido pela união de cada pequeno varejista. “A percepção do pequeno empresário da necessidade de união em defesa de interesses comuns vem aumentando a cada ano”, afirma. Para ele, é perceptível que o varejo está ocupando um espaço de destaque na economia, “Por isso, acredito no poder do varejo, poder de superação, poder de união, poder de luta, poder de conquista, poder adaptação e transformação.”
Lajeado, cidade sede do evento, é um exemplo do crescimento do pequeno varejo nas economias municipais. O comércio, atacado e varejo representavam em 1995 cerca de 30% do Valor Adicionado Fiscal gerado no município. Incluindo o setor Serviços, este volume atingiu 46,75% de todo VAF gerado. Em 2005 esses índices atingiram respectivamente 32,91% e 55,07%. Isto significa que um terço do segmento "Serviços e outros" é gerado exclusivamente pelo comércio, em especial o varejista. O setor como um todo é responsável por mais da metade do Valor Adicional Fiscal gerado em Lajeado nos últimos anos.
Por Tatiana Feldens, com informações da Assessoria de Imprensa FCDL-RS/CDL Lajeado
Um comentário:
Adeli,
Muito legal essa relação com as lojas!
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