quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tudo para o seu sabor com doces


Quando se entra num supermercado parece que a gente vai achar de tudo que se quer e precisa. Nada disto. Para fazer sua torta, bolo, pudim, rocambole, pão-de-ló, cuca, bolachas e tantas outras guloseimas que a vovó nos ensinou tem local certo, sem medo de errar: Mercado Público Central. Tanto no Armazém do Confeiteiro (Fone: 32257221), tocado pelo Telmo Kader, de Passo Fundo, quanto no Armazém do Mercado (Fone: 32241402), de Manuel Celestino Azevedo Carvalhal, português de Benavento.

Não é qualquer um que pode entrar em uma confeitaria e comprar doces às pampas para a festa de um ano da filha, ou uma torta para o aniversário da mãe. Fazer em casa estas guloseimas sempre é mais barato e regra geral é mais gostoso, quando se mantém a tradição.

E nem sempre se trata de preço. Tem aquelas receitas que só a mãe, a tia ou a vó sabem fazer. É mais ou menos como o sagu feito em casa, pois não tem outro que ultrapasse o saber daquele. Seja no sagu, na ambrosia, no doce de abóbora, tem aquela canela ou especiaria que as lojas de confeiteiros do Mercado sempre têm.

Pois nestas duas lojas tem de tudo. E dizem os meus dois amigos, que não começaram no ramo, mudaram depois da reforma, migraram do peixe e da carne para os doces. E estão satisfeitos, porque o comércio de doces cresce a cada dia.

Em tempos em que o açúcar se tornou vilão das dietas, uma alternativa é os produtos naturais e alguns cereais, mas nisto tem outras lojas que os ultrapassam.

O Telmo com a esposa abriu vários cursos de confeitaria, com uma procura ímpar. Pois não tem como fazer uma verdadeira bolacha alemã como fazem minhas amigas Dorli Bartz e Nêmora Meincke - Vovi's Biscoiteria - sem os produtos de confeiteiro das lojas do Mercado.

 "Coma com moderação" se fores capaz...

Nenhum comentário: