Oi Adeli,
A faixa de segurança é DO PEDESTRE. Ao ter que levantar o braço pra pedir PERMISSÃO,
o pedestre está perdendo o domínio de sua 'casa'. É como você bater na porta pra entrar em seu próprio lar.
Estive em Brasília algumas vezes e lembro que os automóveis paravam e nos davam passagem.
Em Porto Alegre ainda temos muita gente bem educada. Eu mesma quando estou à direção dou a vez ao pedestre sempre,
pois está no código que ele é prioridade (e mesmo que não estivesse, o respeito à vida é o principal).
Bem, SOU CONTRA esta regra que relega o pedestre a um pedinte.
Finalmente quero te relatar o que aconteceu comigo a coisa de uns 15 dias:
Estava uma chuva danada na capital gaúcha e eu fui ao centro comprar coisinhas no nosso querido Mercado Público
pra levar pro Rio, pois se tu avisa que está indo o povo já pede erva-mate, ruedas e café do mercado...
Bem, naquela chuva infernal eu atravessei na faixa, ao lado da prefeitura (coincidência o que me aconteceu ser logo ao lado do prefeito?).
Cheia de sacolas e com a sombrinha, eu não tinha uma mão livre (e nem lembrei desta bobagem nova)
e fui caminhando na faixa. Um burguesinho num carro importado destes altos que estão na moda, foi tocando o carro
pra cima de mim. As pessoas gritando pra ele parar e ele nao paroua até praticamente encostar em mim. Eu quase caí,
fiquei super nervosa e todos começamos a falar pra ele que ali era a faixa de pedestres e ele parou e ainda ficou me xingando.
Quando um senhor falou em Código de Trânsito ele simplesmente respondeu:
- Não tem essa de Código em Porto Alegre. Se ela não levanta a mão eu não paro mesmo!
E lá se foi ele, feliz da vida, quem sabe tomar um cafezinho com o prefeito.
E é isto, Porto Alegre de uns tempos pra cá está vivendo para e pelos mais ricos. Me sinto dentro de uma gestão deslumbrada e cega
a cantar 'porto alegre é demais' com um vestido de tafetá bem brega.
BIA
2 comentários:
Eu também me recuso a usar o "novo sinal". Quando posso vou atravessando e forço os carros a parar.
Se a pessoa está parada na faixa é obvio que ela quer atravessar e não está ali pra se chapar de CO2.
A impressão que dá é que não existe ninguém realmente pensando por trás do planejamento de trânsito na cidade. E quando falo em trânsito falo em carros, pedestres, bicicletas e tudo mais.
Essa campanha do novo sinal é tão eficaz quanto uma campanha Crack Tô Fora da RBS usando modelos esbeltos maquiados pra parecerem viciados (mas acaba parecendo um ensaio de moda).
Está na lei: pedestre tem a preferência na faixa. Essa campanha certamente foi feita por quem só anda de carro de um lado pro outro e não sabe o que se passa na rua.
Eu começaria uma campanha de reeducação removendo a maioria das faixas de segurança. Removeria primeiro todas as faixas pintadas onde tem semáforo, pois elas não fazem nenhum sentido.
É uma hipocrisia continuar pintando faixas como se elas resolvessem alguma coisa. A impressão que dá é que as pessoas que decidem essas coisas moram numa bolha e não saem de casa.
Ótimo texto, embora seja gratuito o ataque genérico ao "burguês" ou ao "rico". Digo isso porque o desrespeito às regras de trânsito não é exclusividade dos mais ricos.
Já cansei de ver pobre e trabalhador fazendo esse tipo de barbaridade. Pasmem, já cansei de ver taxista e dirigindo assim, como se fosse o dono da rua - e sempre dando a resposta "mas eu tô trabalhando".
E mais, sejamos imparciais: não tem nada a ver com a gestão - nas gestões anteriores era a mesma coisa. É um problema cultural, oriundo da inexistência de fiscalização e descaso com o projeto e manutenção da infraestrutura.
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