segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente

O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente foi lançado na manhã de segunda-feira (15), no Plenarinho da Assembléia Legislativa, reunindo representantes de Ongs ambientalistas, movimentos sociais do campo e da cidade, sindicatos, representantes de classe, lideranças religiosas, estudantes, professores, pesquisadores e demais lutadores sociais.
Movimento aberto a todos os interessados e impulsionado pela crise da gestão ambiental no RS, seu objetivo é promover ações capazes de fortalecer as políticas públicas em defesa da natureza.
O ato de lançamento incluiu manifestações de ambientalistas como Caio Lustosa, Augusto Carneiro, Flávio Lewgoy, Hilda Zimmermann, irmão Antônio Cechin, Sebastião Pinheiro, e o jornalista uruguaio Victor Bacchetta.
A pioneira Hilda lembrou a participação de duas outras precursoras ausentes, Magda Renner e Giselda Castro, que iniciaram o movimento ambientalista no Estado nos anos 70, com o lendário José Luztenberg. Ela criticou especialmente o abandono dos parques estaduais no RS citando Itapuã e o da Guarita, em Torres.
O irmão marista Antonio Cechim, que denunciou a apropriação das margens do delta do Guaiba por donos de mansões com a conivência dos órgãos públicos, conclamou todos a participarem da próxima procissão de Nossa Senhora de Navegantes no dia 2 de fevereiro que depois de 20 anos voltará a ser feita com embarcações.Cechim sugeriu que o movimento ambientalista se associe ao evento com o slogan "A orla do Guaíba é do povo!" e valorize o simbolismo da cidade voltar-se, ao menos uma vez por ano, para as águas do seu delta.

Nenhum comentário: