quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vou me queixar para o Bispo

Senhor bispo,

Como o senhor costuma entrar pela porta dos fundos de nossa Catedral não deve ter percebido o ataque que sofreu seu prédio na parte frontal. Algum alucinado ou irresponsável projetou uma rampa para pessoas com deficiência (PCDs) na entrada da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Um acesso, sem dúvida, necessário para a garantia da acessibilidade de todos em um dos cartões postais mais belos da cidade, mas que chama atenção pelo tremendo mau gosto de quem a projetou. Além de desvirtuar e empobrecer a estética e a beleza da construção, a rampa não obedece às normas da ABNT de acessibilidade.

O pároco diz que foi o órgão de defesa do patrimônio quem projetou a rampa. Se foi, por favor, mandem fechar. Simplesmente acabaram com a estética da Catedral. A municipalidade me informa que o processo correu quatro anos, a Igreja diz que foram dez. É o fim da civilização local. Mais uma vez o atraso venceu a modernidade.

O tiro, enfim, saiu pela culatra. O "espalha chumbo" foi tão grande que fiquei observando os transeuntes que observavam “a novidade” sem entender. Riam atônitos. Muitos comentavam e se irritavam com o que viam ali.

A ABNT estabelece critérios e parâmetros técnicos que devem ser observados em adaptação de edificações às condições de acessibilidade. Diferentemente do que vimos aqui na nossa Catedral, onde colocaram uma monstruosidade que não serve para cadeirantes ou para pessoas que não podem subir os degraus da igreja, porque antes de tudo não é funcional. O material usado é inadequado, perigoso, com projeções cortantes, como se pode ver pela foto.

Senhor bispo,

Todos(as) tem direito a acessar a Catedral. O acesso deve ser universal, mas é impossível que pelos métodos construtivos que temos na atualidade não tenha sido possível fazer uma rampa que não agrida o patrimônio, com a devida segurança a quem fizer uso dela.

Pelo bem do seu rebanho, das PCDs, de Porto Alegre, livre-nos deste horror.

Adeli Sell

2 comentários:

Thiago Barbosa disse...

Prezado Adeli Sell, ex-vereador de Porto Alegre. Tendo lido sua postagem do blog no último dia 21 de agosto, sinto a necessidade de replicar alguma informação, como observador. Em primeiro lugar, o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, não costuma entrar pela "PORTA DOS FUNDOS" da Catedral Metropolitana. Aos que participam das diversas missas presididas por ele, é de conhecimento que ele SEMPRE ingressa na Catedral pela porta da frente - faça chuva ou faça sol. E sobre a rampa, qualquer que seja a obra a ser executada, é de bom senso admitir que sua conclusão não pode ser realizada em um ou dois dias, ou uma semana. Saliento isso, pois desde a última semana, estão devidamente instalados os "apoios de braço" em conformidade com as normas da ABNT, motivo pelo qual os portões estavam fechada para ingresso à Catedral pela rampa. As críticas sempre são fáceis de serem feitas. Como outras pessoas já salientaram, acho que fica mais "FEIO" ver todas as noites, 15 ou 20 pessoas passndo frio na frente da Catedral, sem acesso às POLÍTICAS PÚBLICAS (?) do que um instrumento de acesso ao templo religioso! Paz e bem...

Adeli Sell disse...

Thiago Barbosa,
Antes de tudo, muitíssimo obrigado pela sua contribuição séria.
"Entrar pela porta dos fundos" foi mais uma força de expressão. Não sou um grande frequentador das missas, apesar de morar tão perto. Falei com o Padre Gustavo quando estava ainda em montagem, deixei claro minha "decepção" pela estética.
Quanto aos moradores de rua, fui um dos que junto com o meu colega Nedel ajudamos no debate para não dar comida ali, mas sim ajudar entidades, a fim de dialogar mais e melhor com os moradores e fazer com que frequentem nossos albergues.
Eu quero ver se nós aqui do Centro Histórico podemos criar um Movimento Centro Vivo. Se tiver condições e vontade de estar nesta peleia, me passe seus dados, porque queremos marcar uma reunião em 15 dias.
adeli13601@gmail.com