Matéria especial – Alagamentos, até quando?
Posted by gera on March 24th, 2011
Alagamentos em questão: do jeito que está, não pode ficar!
A mobilização para solução dos Alagamentos iniciou em 1998 com reuniões no Orçamento Participativo, em escolas e igrejas. Desta forma em 1999 a comunidade conquista o 1º investimento para a Obra da Av. Polônia com a Av. Para. No entanto essa obra ao invés de ocasionar melhorias trouxe mais água para essas Avenidas, em 2001. Com o lema ‘’SANEAMENTO SIM, ALAGAMENTO NÃO!’’, aconteceram protestos pacíficos na câmara de vereadores, bloqueio da Avenida Farrapos esquina com a São Pedro, para que Porto Alegre tomasse conhecimento desse problemas em nossa comunidade. Em 30 de novembro de 2001 um documento inédito foi firmado na câmara de vereadores onde o Prefeito (na época o atual Governador do Estado Tarso Genro) e 32 vereadores de TODOS os partidos assinaram INDEPENDENTEMENTE do orçamento participativo o TERMO DE AJUSTAMENTO PARA O SANEAMENTO NO BAIRRO SÃO GERALDO. Sentindo que deveríamos ficar atentos a todos os passos e dar poder a comunidade, foi criada a ASG ( Associação de Amigos do Bairro São Geraldo). A ASG teve como meta: iniciativas, projetos, atuações importantes e prioritárias pela comunidade para o poder publico, reforçando o seu compromisso inicial: o fim dos alagamentos e a revitalização do 4º distrito. Em 2006, com a criação da Comissão de Revitalização do 4º Distrito, importantes passos foram dados no sentido de buscar efetivas melhorias. Entre elas, a construção do Conduto Forçado Álvaro Chaves, Em janeiro de 2007, tiveram inicio as reuniões de uma nova comissão (Endomarketing) cuja finalidade é mostrar que o 4º Distrito é viável e dispõe de grande potencial.
O senhor Ernani Romero, da Gold Service, na rua São Salvador 504, relatou os problemas que acontecem durante as frequentes inundações que assolam nossa região. Contou-nos que acontecem de 3 a 4 grandes inundações por ano, onde a empresa tem que ficar fechada por dois dias, e quando o tempo está se preparando para temporal todos entram em desespero pois não sabem o que estará por vir, ficam atados por esse problema sem saber o que fazer. Isso sem contar a preocupação com doenças que as águas contaminadas dos alagamentos podem causar. Por várias vezes tentaram contato por telefone com o DEP, sem obterem retorno.
No dia 04 de março, os moradores da rua São Salvador, o Vereador Adeli Sell e representantes do GERAmigos foram convidados pelo Vereador participaram da reunião com o Departamento de esgotos pluviais (DEP), para pedir providências quanto aos alagamentos que aterrorizam a região há anos e não são resolvidos por nenhum dos órgãos competentes, já aproveitando para convidar o DEP para a grande reunião que aconteceu no dia 21.
Segundo esses moradores, esse é um problema antigo, e que só em 2010 foram 11 enchentes, com longos períodos de congestionamento do trânsito, isso acontece toda vez que chove um pouco mais forte. A região é prejudicada pelo descaso da maioria das autoridades, que nada faz para mudar essa realidade.
As causas desses alagamentos são muitas, como: falta de cobertura de rede de drenagem para conduzir corretamente as águas ao seu destino final, falta de consciência ambiental, uma vez que jogam lixo nas ruas e consequentemente entopem bueiros e bocas-de-lobo e o sobrecarregamento da rede, que já ultrapassa sua capacidade.
Alguns problemas causados pelos alagamentos:
Prejuízos financeiros, pois segundo o senhor Ernani alguns carros que estavam no pátio da empresa foram danificados, a cerca elétrica foi arrebentada devido a força da água, o gasto com limpeza e reestruturação do estabelecimento, e com esses acontecimentos os funcionários trabalham com medo, inseguros, etc…
Uma mercearia em frente a Gold Service, que funcionava ha mais de 30 anos foi colocada a venda pois o dono não vê mais possibilidades de continuar insistindo, sendo que o prejuízo dos alagamentos é gigantesco, prejudica toda a região e parece ser sem solução. É um desrespeito com a população e com os comerciantes da região. Adalberto S. Germano representante da empresa Hidromec que atua desde 1980 e George Carlos S. Lerscg representante da empresa Scottimaq são outros representantes da região que manifestam a preocupação com os alagamentos da Rua São Salvador.
Então, no 21 de março, na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, localizada à Rua Félix da Cunha, 515, aconteceu a reunião com a comunidade do 4º Distrito, que foi presidida por César Finco – presidente da Associação Benjamin Costant, que indicou como secretário o Sr. Marcelo Bento, Diretor de Movimentos Sociais. Também convidamos a Secretaria de Planejamento Municipal para se fazer presente, a qual não compareceu. Somente o DEP mandou representante, o Sr. Marco Maracci Silveira.
A reunião teve início com a apresentação da precariedade dos serviços prestados pelo DEP nas últimas chuvas que houveram na região. Na sequência a referida exposição do problema entrou em discussão contando com o vereador Adeli Sell, o pres. da UAMPA Sandro Chimendes, o Sr. Getúlio Vargas Jr. da CONAM, o pres. do Fórum de Planejamento da Região 2 Sr. Osório, o presidente da ABC César Finco, o pres. da ASMBSJ Silvio Belbute, jornal GERAmigos Angélica Konzen e demais populares ali presentes que tomaram a palavra.
Marco Maracci Silveira: esclarece que a Obra II tem a previsão de início em 20 dias. Porém, alerta que não há verba para a Obra da Buarque de Macedo, fato esse alarmante, pois se não ocorrer uma forte mobilização comunitária a realidade dos ALAGAMENTOS será um problema ainda por muitos anos.
Após, foi selado o comprometimento das lideranças ali presentes para encaminharem em todas as instâncias para sanar os problemas de alagamentos em todo o 4º Distrito. Nesta situação, o vereador Adeli Sell, estará enviando à prefeitura a solicitação de reunião com o prefeito José Fortunati e total apoio para encaminhar ao Ministério das Cidades. O presidente da UAMPA, Sr. Chimendes firmou apoio e suporte para a ABC enviar o problema para todas as secretarias da prefeitura que possam estar atendendo esta reivindicação. O presidente do Fórum de Planejamento da Região 2 de Porto Alegre, Sr. Osório Queiroz lamentou a ausência da Secretaria de Planejamento Municipal e firmou o compromisso de encaminhar esta demanda para o Fórum.
GERAmigos o jornal da Comunidade comprometido para a solução dos alagamentos!
Alagamento na Rua São Salvador
Histórico da batalha da comunidade do 4º distrito juntamente com o GERAmigos:A mobilização para solução dos Alagamentos iniciou em 1998 com reuniões no Orçamento Participativo, em escolas e igrejas. Desta forma em 1999 a comunidade conquista o 1º investimento para a Obra da Av. Polônia com a Av. Para. No entanto essa obra ao invés de ocasionar melhorias trouxe mais água para essas Avenidas, em 2001. Com o lema ‘’SANEAMENTO SIM, ALAGAMENTO NÃO!’’, aconteceram protestos pacíficos na câmara de vereadores, bloqueio da Avenida Farrapos esquina com a São Pedro, para que Porto Alegre tomasse conhecimento desse problemas em nossa comunidade. Em 30 de novembro de 2001 um documento inédito foi firmado na câmara de vereadores onde o Prefeito (na época o atual Governador do Estado Tarso Genro) e 32 vereadores de TODOS os partidos assinaram INDEPENDENTEMENTE do orçamento participativo o TERMO DE AJUSTAMENTO PARA O SANEAMENTO NO BAIRRO SÃO GERALDO. Sentindo que deveríamos ficar atentos a todos os passos e dar poder a comunidade, foi criada a ASG ( Associação de Amigos do Bairro São Geraldo). A ASG teve como meta: iniciativas, projetos, atuações importantes e prioritárias pela comunidade para o poder publico, reforçando o seu compromisso inicial: o fim dos alagamentos e a revitalização do 4º distrito. Em 2006, com a criação da Comissão de Revitalização do 4º Distrito, importantes passos foram dados no sentido de buscar efetivas melhorias. Entre elas, a construção do Conduto Forçado Álvaro Chaves, Em janeiro de 2007, tiveram inicio as reuniões de uma nova comissão (Endomarketing) cuja finalidade é mostrar que o 4º Distrito é viável e dispõe de grande potencial.
Contra-capa da 1ª edição
Em maio do mesmo ano, setores mobilizados das comunidades se fizeram presentes à votação pelos conselheiros do Plano Diretor, do Estudo de Viabilidade Urbanística –EVU, do projeto que pretende a construção de 2 prédios da apartamentos e a restauração das antigas Casas Operárias, na Av. São Paulo esq. Polônia. Tal mobilização só foi possível graças à efetiva participação do GERAmigos e que também conseguiu realizar-se a recuperação e conseqüente reconquista da Praça Pinheiro Machado, que agora pode ser usufruída pela comunidade do entorno e não mais pelos marginais.
No ano de 2010 aconteceram as obras da Av. São Pedro, resultado de anos de mobilização e articulação e já está em processo de Licitação a Obra da Buarque de Macedo, como podemos ver as coisas estão acontecendo, mesmo que em um ritmo lento.O senhor Ernani Romero, da Gold Service, na rua São Salvador 504, relatou os problemas que acontecem durante as frequentes inundações que assolam nossa região. Contou-nos que acontecem de 3 a 4 grandes inundações por ano, onde a empresa tem que ficar fechada por dois dias, e quando o tempo está se preparando para temporal todos entram em desespero pois não sabem o que estará por vir, ficam atados por esse problema sem saber o que fazer. Isso sem contar a preocupação com doenças que as águas contaminadas dos alagamentos podem causar. Por várias vezes tentaram contato por telefone com o DEP, sem obterem retorno.
No dia 04 de março, os moradores da rua São Salvador, o Vereador Adeli Sell e representantes do GERAmigos foram convidados pelo Vereador participaram da reunião com o Departamento de esgotos pluviais (DEP), para pedir providências quanto aos alagamentos que aterrorizam a região há anos e não são resolvidos por nenhum dos órgãos competentes, já aproveitando para convidar o DEP para a grande reunião que aconteceu no dia 21.
Segundo esses moradores, esse é um problema antigo, e que só em 2010 foram 11 enchentes, com longos períodos de congestionamento do trânsito, isso acontece toda vez que chove um pouco mais forte. A região é prejudicada pelo descaso da maioria das autoridades, que nada faz para mudar essa realidade.
As causas desses alagamentos são muitas, como: falta de cobertura de rede de drenagem para conduzir corretamente as águas ao seu destino final, falta de consciência ambiental, uma vez que jogam lixo nas ruas e consequentemente entopem bueiros e bocas-de-lobo e o sobrecarregamento da rede, que já ultrapassa sua capacidade.
Alguns problemas causados pelos alagamentos:
Prejuízos financeiros, pois segundo o senhor Ernani alguns carros que estavam no pátio da empresa foram danificados, a cerca elétrica foi arrebentada devido a força da água, o gasto com limpeza e reestruturação do estabelecimento, e com esses acontecimentos os funcionários trabalham com medo, inseguros, etc…
Uma mercearia em frente a Gold Service, que funcionava ha mais de 30 anos foi colocada a venda pois o dono não vê mais possibilidades de continuar insistindo, sendo que o prejuízo dos alagamentos é gigantesco, prejudica toda a região e parece ser sem solução. É um desrespeito com a população e com os comerciantes da região. Adalberto S. Germano representante da empresa Hidromec que atua desde 1980 e George Carlos S. Lerscg representante da empresa Scottimaq são outros representantes da região que manifestam a preocupação com os alagamentos da Rua São Salvador.
Então, no 21 de março, na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, localizada à Rua Félix da Cunha, 515, aconteceu a reunião com a comunidade do 4º Distrito, que foi presidida por César Finco – presidente da Associação Benjamin Costant, que indicou como secretário o Sr. Marcelo Bento, Diretor de Movimentos Sociais. Também convidamos a Secretaria de Planejamento Municipal para se fazer presente, a qual não compareceu. Somente o DEP mandou representante, o Sr. Marco Maracci Silveira.
A reunião teve início com a apresentação da precariedade dos serviços prestados pelo DEP nas últimas chuvas que houveram na região. Na sequência a referida exposição do problema entrou em discussão contando com o vereador Adeli Sell, o pres. da UAMPA Sandro Chimendes, o Sr. Getúlio Vargas Jr. da CONAM, o pres. do Fórum de Planejamento da Região 2 Sr. Osório, o presidente da ABC César Finco, o pres. da ASMBSJ Silvio Belbute, jornal GERAmigos Angélica Konzen e demais populares ali presentes que tomaram a palavra.
Marco Maracci Silveira: esclarece que a Obra II tem a previsão de início em 20 dias. Porém, alerta que não há verba para a Obra da Buarque de Macedo, fato esse alarmante, pois se não ocorrer uma forte mobilização comunitária a realidade dos ALAGAMENTOS será um problema ainda por muitos anos.
Após, foi selado o comprometimento das lideranças ali presentes para encaminharem em todas as instâncias para sanar os problemas de alagamentos em todo o 4º Distrito. Nesta situação, o vereador Adeli Sell, estará enviando à prefeitura a solicitação de reunião com o prefeito José Fortunati e total apoio para encaminhar ao Ministério das Cidades. O presidente da UAMPA, Sr. Chimendes firmou apoio e suporte para a ABC enviar o problema para todas as secretarias da prefeitura que possam estar atendendo esta reivindicação. O presidente do Fórum de Planejamento da Região 2 de Porto Alegre, Sr. Osório Queiroz lamentou a ausência da Secretaria de Planejamento Municipal e firmou o compromisso de encaminhar esta demanda para o Fórum.
GERAmigos o jornal da Comunidade comprometido para a solução dos alagamentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário