segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Reclamações


Reclamações

Ana Mello *



Mudar não é fácil, mesmo querendo muito transformar voltamos

às fórmulas antigas, recaímos, até que a coisa engrena e finalmente

assumimos a mudança. Na minha nova fase de mudanças digo

que não faço nada que eu não goste ou que não esteja com vontade

de fazer, claro que não é bem assim, mas já eliminei coisas

que dependem só de mim e incomodavam muito. Por exemplo,

não faço nada de última hora se puder fazer antes, com calma.

Não absorvo mau humor dos outros, não é comigo, não dou a mínima,

não deixo que me afete. A lista é grande, não vou gastar espaço com ela.



Com as novas mudanças acabei intolerante com reclamações.

Não reclamações justas, protestos, buscas de direitos,

mas reclamações de coisas que não dá para mudar.

Calor, chuva, o tempo passa muito rápido, hoje é segunda-feira

e coisas do tipo. Gasto desnecessário de energia, pois só enche

os ouvidos do próximo. Guardo este pensamento para mim,

não fico fazendo discurso ou tentando catequizar a pessoa

a agir da forma que penso, simplesmente tento mudar de assunto

ou me afasto.



Uma mudança que gerou em mim uma aceitação das pessoas,

que elas sejam do modo que quiserem, não sou modelo

e não quero estragar o prazer de ninguém.

Se gostarem de lamentações, façam.



Não dou mais opiniões sem ser solicitada. É difícil, confesso.

Dá uma coceira na língua, porque é muito fácil mudar a vida

dos outros e para quem está de fora é como arrastar uma mesa,

trocar um sofá de lugar, sempre parece que ficará melhor.



Iniciei dizendo que não faria minha lista e estou fazendo porque

não resisto a uma opinião, todo mundo se identifica com os exemplos

dos outros. Por último tenho evitado coisas negativas, falar mal,

criticar, condenar. Há tempos que digo que se não tenho nada positivo

para dizer, fico quieta, mas é difícil.



Estão pensando se quero alcançar a santidade em breve?

Não disso, só quero ser feliz, o que todos querem.

Então desejo em 2010 não incomodar, e não deixar que me incomodem,

talvez isso seja só uma promessa de ano novo, vamos ver.



Feliz Ano Novo!


Nenhum comentário: