domingo, 1 de março de 2009

CARTA ABERTA SOBRE OS PROBLEMAS DA PRAÇA DA MATRIZ, DO SEU ENTORNO, ENVOLVENDO O TEATRO SÃO PEDRO, A CATEDRAL, O PALÁCIO PIRATINI, A ASSEMBLÉIA LEGISL

CARTA ABERTA SOBRE OS PROBLEMAS DA PRAÇA DA MATRIZ, DO SEU ENTORNO, ENVOLVENDO O TEATRO SÃO PEDRO, A CATEDRAL, O PALÁCIO PIRATINI, A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA, O FORTE APACHE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ETC ETC ETC


Caros(as) gestores(as)

Não é necessário morar no Centro, nem imperioso caminhar no entorno da Praça da Matriz para saber que as coisas vão mal por ali. O tema do abandono da Praça da Matriz é antigo e recorrente.
Pobres crianças que só têm esta Praça no Centro para brincar nas areias fétidas e nos balanços imundos. Coitados de nossos idosos que querem "pegar uma fresca" por ali, com os bancos sujos, tomados de moradores de rua doentes, drogados, bêbados, sujos.
Há placas com a Lei 8440(de minha autoria) sobre limpar e recolher as fezes de cachorros e animais em geral, que - por muitas e muitas e muitas campanhas - está melhorando a cada dia na cidade, mas nada é feito com as fezes humanas, a urina, os restos de comidas que ali são distribuídos, apodrecendo, causando um tremendo mau cheiro.
Por que não fazer um DIA DE MUTIRÃO NA PRAÇA E NO SEU ENTORNO. Às vezes, tarde da noite, de quando em quando, uma equipe do DMLU - faça-se justiça - vem com o caminhão pipa e passa rapidamente um JATO de água no entorno do Tribunal de Justiça, mas só, como às vezes vejo que o mesmo é feito na frente e ao lado de nossa Catedral?
Por que não pegar um sábado, quando somos visitados por turistas, quando temos o Caminho do Livro na Riachuelo para fazer um mutirão exemplar, mostrando que nós nos preocupamos com a estética da cidade, com sua limpeza, com o bem estar dos que aqui moram e que nos visitam?
Por que não acompanhar a Dona Eva Sopher que parece ter começado a recuperação das calçadas no entorno do Teatro São Pedro? Por que não acertar uma parceria com a Assembléia Legislativa, com seu Presidente Ivar, com o Tribunal de Justiça, com o Dr. Armínio, com o Dom Dadeus da Catedral, com a Governadora Yeda? Com o Dr. Mauro do MP? Vejam quantas instituições estão ali no entorno da Praça? Sem falar que nosso vice prefeito mora no lado oposto de uma de suas pontas...
Por que não fazer uma campanha para que as pessoas parem de doar alimentos na rua, que passem os alimentos para a FASC, para nossos abrigos, para instituições idôneas?
Ou vamos ter que ir ao Ministério Público, para garantir nosso direito ao lazer, à saúde, sim saúde, porque restos de alimentos jogados ao léu fomentam o ajuntamento de insetos, engordam as ratazanas que correm livres e soltas pela Praça da Matriz. Já vi mosquitos em águas turvas em vasilhas jogadas dos alimentos ali "doados", um perigo de dengue....
Onde estão os direitos dos moradores do Centro? E de igual forma, onde estão os direitos de os moradores de rua
doentes serem tratados pela nossa SMS? Ou os drogaditos, os portadores de sofrimento psíquico não têm direito à saúde? A Constituição reza que sim, que todos têm direito à saúde - e é um dever do estado. Mas parece que com moradores de rua isto é ligeiramente esquecido.
De que adianta fazer campanhas publicitárias caras, gastando um monte de dinheiro público, para tratar da saúde, dos mosquitos, se o poder público deixa ao léu um de seus maiores patrimônios que é a Praça da Matriz, juntando insetos e outros tantos vetores.
Ah, sem falarmos da pichação que detonou o belo Monumento a Júlio de Castilhos. A última limpeza feita foi através uma ação que eu articulei com empresas de asseio e conservação em 1999, ou seja, há exatos dez anos atrás.
Como queremos ser a capital turística e cultural do Mercosul com esta situação? Como queremos ser a cidade da Copa de 2014 com este lastimável panorama?
Assim, não dá.
Atitudes devem ser tomadas, e isto cabe à Prefeitura. Uma ação não isolada da Smam, que deve cuidar de praças, sim, mas não basta. Deve ser um mutirão de todos os órgãos da Prefeitura.
A FASC sozinha não resolve o problema dos moradores de rua. Tem que ter uma ação de parceria com a SMS.
Não podemos aceitar que uma Secretaria fique jogando a culpa na outra.
A Praça não ficará limpa com um funcionário da Smam, pegando uma vassoura; terá que ter uma ação conjunta com o DMLU.
A Prefeitura deverá buscar apoio para agir na região com a Brigada Militar, pois entre os moradores de rua, estão sistematicamente alguns contumazes batedores de carteira da região. Alguns flanelinhas privatizaram a rua, ao lado do Tribunal sem que a EPTC tenha feito alguma coisa. Por sinal, a EPTC tem sido omissa nas efemérides que acontecem frequentemente na frente do Palácio Piratini, na Assembléia e nos grandes eventos do Teatro São Pedro. Muitas vezes vemos dezenas de azuizinhos e brigadianos nos entornos dos estádios num jogo de segunda divisão, mas não vemos um sequer numa grande efeméride no entorno da Praça da Matriz.
Outro grande problema da região são as algazarras promovidas no Ponto de Táxi do Teatro São Pedro. Por que a EPTC não faz uma campanha para pedir que depois das 22h não se fale aos gritos, que parem de berrar do primeiro carro da fila para o última da fila, que deixem de dizer palavrões, pois tudo se ouve no entorno. Pessoas querem dormir, são acordados com gritos madrugada adentro. Quero lembrar que esta é uma região habitada por muitos moradores idosos. Isto é exemplo para a nossa cidade? Onde estão os direitos de quem quiser dormir e ser acordado por taxistas mal educados?
Onde está o papel educativo do azulzinho, da EPTC?
O bonito passeio com pedras ditas portuguesas está completamente danificado, sem cuidados e sem consertos faz muito tempo. Quando a Smov fará uma ação para resolver este problema?
Certamente que existem mais e mais problemas nesta região.
Eu tenho sistematicamente comunicado as autoridades e jamais me omiti em ajudar. E continuarei assim, tentando ajudar, mas as autoridades devem também fazer a sua parte.
Uma de minhas tarefas como vereador é FISCALIZAR e é isto o que eu estou fazendo.
Espero estar ajudando, com meus respeitos,
Atenciosamente,


VEREADOR ADELI SELL
F. 0xx.51.99335309
adelisell@camarapoa.rs.gov.br


NOTA - Este texto está sendo enviado ao Prefeito e Secretários, Governadora do Estado, Assenbléia Legislativa, Ministério Público, Palácio da Justiça, Dom Dadeus(Catedral), Teatro São Pedro, Comando Geral da Brigada Militar, 9º BPM ETC

Nenhum comentário: