A pedido dos produtores de bambu do Rio Grande do Sul, a parlamentar está na China onde manteve, na quarta-feira, 4, contato com representantes da Cadeia Produtiva do Bambu. A agenda foi intermediada pela Embaixada Brasileira na China. O encontro foi acompanhado pelo adido brasileiro na china e técnico da Embrapa, Romero Maia.
A deputada garante voltar ainda mais entusiasmada com a produção do bambu. “Na China eles produzem desde palitos até casas com o bambu. Nas habitações ele é usado no assoalho, paredes e até em telhas, que são produzidas com resíduos do bambu compactado e têm grande durabilidade. Os chineses usam o bambu na confecção de roupas, tapetes, cosméticos, medicamentos, obras de arte, habitações e como alimento”, observa a parlamentar.
“Vejo nele [no bambu] uma alternativa de diversificação melhoria de qualidade de vida para nossos agricultores, especialmente aqueles que têm áreas degradadas ou de preservação permanente. É uma alternativa econômica e sustentável, que recupera o solo, a água e ainda rende financeiramente”, acredita Marisa.
A deputada lembra, ainda, que em abril de 2011 a presidenta Dilma Rousseff assinou um termo de cooperação bilateral com a China na área de desenvolvimento em Bambu. “Estou voltando mais entusiasmada por ver o valor nutritivo, técnico e comercial do bambu”, disse a parlamentar.
Em março deste ano, um grupo de 20 especialistas da Academia Chinesa de Inventário Florestal esteve no Brasil para trocar experiências com os brasileiros.. Já em abril, a A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurou, em Pequim, o seu quarto laboratório virtual no exterior. O Labex China assinou memorando de entendimento com a Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS), instituição de pesquisa daquele país. Entre os pontos também está a produção e aplicabilidade do bambu.
Durante a permanência da Missão Gaúcha na China, também está sendo acertado a vinda de uma missão chinesa ao RS, composta de empresários e membros do governo para tratar de investimentos e trocas de tecnologia.
O projeto
Marisa Formolo é autora do Projeto de Lei 290/2013, que institui a Política Estadual de Apoio ao Bambu. A proposta, protocolada em 1º de novembro, prevê a valorização socioeconômica do bambu como produto agrossilvicultural renovável e sustentável para múltiplas finalidades, como alimentar, madeira, artesanato, moveleira, construção civil, entre outras. Também tem por objetivo incentivar os sistemas de produção de bambu com manejos sustentáveis dos cultivos e das formações nativas, primando pela diversificação produtiva e apoiando especialmente a agricultura familiar, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisa integrando as áreas agronômica, biológica e ecológica e apoiar o desenvolvimento tecnológico do beneficiamento aplicado à indústria moveleira, construção civil e artesanato, entre outras que utilizarem bambu como matéria-prima.
Marlei Ferreira
Assessoria de Imprensa Deputada Marisa Formolo (PT)
(54) 3222.5505 e (51) 9518.3555
Nenhum comentário:
Postar um comentário