quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PIRATARIA - alguns apontamentos importantes

Internet não fomenta pirataria, diz líder de órgão pró-copyright
Folha de S. Paulo - 19 de novembro de 2008
Para Robert Holleyman, tecnologia da informação ajuda a combater crise
DA REPORTAGEM LOCAL
Conforme a internet cresce, diminui a pirataria de softwares. A rede é uma aliada da indústria de software, já que fomenta novas formas de distribuição de programas. A opinião é de Robert Holleyman, presidente da BSA (Business Software Alliance), organização que reúne os maiores desenvolvedores de software do mundo. Em entrevista à Folha, Holleyman disse que o alvo da associação -cuja atividade mais notável é o combate à violação de direitos autorais- são as empresas que usam softwares não-regulares. Leia a seguir trechos da entrevista. (GUSTAVO VILLAS BOAS)
PREÇOS
Eu nunca vi correlação entre preços e pirataria. A maior parte da pirataria de software acontece em empresas, que usam o programa para sua produtividade e têm lucro com isso. E elas são empresas legais em outros assuntos. Elas não identificaram os riscos para privacidade, produtividade e até mesmo os riscos legais.
CRISE
A atual crise econômica é um grande incentivador para a inovação. Software não fica isolado em uma prateleira; é uma parte integral das soluções, para toda uma série de desafios sociais e econômicos, particularmente em relação à crise econômica.Por exemplo, a saúde é uma prioridade para o Brasil. Com investimento em TI (tecnologia da informação), é possível ter um sistema de saúde mais barato. O investimento em software nessa área tem impactos social e econômico.
OBAMA
O presidente eleito anunciou a criação de cargos ligados à tecnologia e à cibersegurança.Obama mostrou sinais claros, na campanha, de que considera a TI parte das soluções. Ele reconhece que ela tem um papel fundamental, como o sistema de saúde, o ambiente.
INTERNET E PIRATARIA
Minha experiência mostra que, conforme a internet cresce, a pirataria cai. O software legal e a internet não são incompatíveis. Nunca surgiram tantos modelos de distribuição. A nuvem computacional e o soft como serviço, os programas sustentados por publicidade, os gratuitos. Os consumidores devem ter opções conforme seus desejos. O software está disponível em formas nunca vistas.

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