terça-feira, 23 de abril de 2013

Mercado Público – democrático para todos os gostos

O ideal é largar o carro em casa, se as compras forem parcas. Mas não é proibido vir motorizado. Apenas tente chegar cedo para achar onde estacionar. Infelizmente, aos sábados, alguns estacionamentos do centro não funcionam. E são caros.

Nem pense em tomar café em casa. Comece suas andanças pelo Mercado cedo. Tem várias padarias para você degustar do café expresso ao tradicional "farroupilha".

Pensou em um presente especial a um amigo que está longe? Mande uma boa cachaça gaúcha, ali da Cachaçaria do Mercado. Faltou aquela erva para aquele mate, escolha numa das tulhas a de sua preferência pela cor ou pela espessura de sua moedura. E se for adepto a comidas mais saudáveis, tem tudo à sua mão.

O Mercado também oferece todos os tipos de cortes de carne, do boi ao porco, passando pelo frango caipira e o cordeiro. Andando curto seus pilas, opte por uma carcaça de galinha, ossinhos de porco, miúdos variados, e a família inteira estará em festa.

Se a sua opção é um prato com peixe, bem, você terá dificuldades na escolha. De água doce à salgada. Tem também todos os frutos do mar. Mas como a moda é a culinária japonesa, não só tem escolha para qualquer produto como já pode ficar para o almoço num dos restaurantes, tem no primeiro e no segundo piso.

Café moído ou sorvido ali. Tem para todos os gostos. O cheiro e o sabor de primeira irá te convidar a apreciar um ali mesmo, no balcão ou na mesa, com os amigos ou com a esposa.

Se a opção for almoçar no mercado, por favor venha cedo para não esperar em fila. No almoço, assim como nas compras, também tem para todo o tamanho de bolso. Em qualquer boteco externo se come bem e barato.  E garanto que já comi ali o melhor arroz com feijão e chuleta desta cidade.

No inverno, nem é preciso falar do mocotó, cujos preços também variam segundo o poder aquisitivo de cada um. Você pode comer do melhor bacalhau ao peixe mais barato. Do melhor vinho ao de garrafão. E aquilo que você é proibido de fazer cotidianamente em casa, como bife de fígado, bucho e outras iguarias, ali é só pedir que tem. Resolvido o problema.

Doces, sorvetes? Ora, os melhores sorvetes da cidade devem estar ali, tanto no térreo quanto no piso superior.

Bem, devo ter falado da metade mais importante, mas tem mais.

Voltaremos ao tema.

Nenhum comentário: