quarta-feira, 31 de julho de 2013

Em Lajeado, Adeli articula criação de polo de moda no Vale

Adeli Sell ao lado do prefeito de Lajeado Luiz Fernando Schmidt e seus secretários 

Com o objetivo de alavancar o setor de moda na região do Vale do Taquari e tornar Lajeado um polo regional do setor, a administração municipal, em parceria com o governo do Estado, realizou ontem à noite, no salão de eventos da prefeitura, um fórum para abordar os desafios, dificuldades e potencialidades do setor de confecção. Representantes do Senac, Senai, Sebrae, Univates, Acil, CIC-VT, Governos do Estado e Município e empresários do ramo de confecção estiveram presentes no encontro, que contou com as palestras da especialista em moda e consultora de imagem, Milene Bordini, do assistente superior da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Adeli Sell e do coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel.

Milene Bordini é consultora de moda
A abertura formal do evento foi realizada pelo prefeito Luiz Fernando Schmidt (PT). Segundo ele, este tema deve ser induzido pela gestão municipal para que se possa “gerar oportunidade para todos, estabelecendo políticas de varejo para a região”. Schmidt frisou a relação da economia da cultura com a da moda e admitiu que o município precisa ficar atento aos movimentos externos. “A gente vem trazendo muita coisa de fora, mas temos que criar aqui a nossa lógica da moda, enaltecendo o que é nosso, sem desrespeitar o de fora”.

Publicitária, psicóloga e jornalista, Milene Bordini trouxe exemplos de empresários gaúchos que estão fazendo sucesso com suas invenções, como Greice Antes e Cristiano Bronzatto. Em seguida, o assistente superior do governo do Estado Adeli Sell falou sobre a economia da moda, conceito de polo e a articulação de atividades complementares. “Sabemos das dificuldades frente à concorrência chinesa e inclusive do Estado de Santa Catarina, mas acreditamos no potencial dos empresários locais e queremos ajudá-los a recuperar a competitividade para atender, de forma inicial, o mercado do Estado do Rio Grande do Sul”.

Adeli também sugeriu a criação de uma escola de confecção em Lajeado. “Já perdemos a indústria da tecelagem e não queremos deixar que isso aconteça com a de confecção”. Para tal, a intenção é oportunizar aos empresários da região linhas de crédito disponíveis pelo Badesul e BRDE. Os nichos de mercado também foram destacados pelo governista. Segundo ele, para ousar e fazer diferente é preciso pensar além da moda casual ou fitness, sem desconsiderar o público que existe além dos tamanhos P, M e G. “Quem pensa hoje, por exemplo, em fazer moda para a terceira idade? Já somos quase ¼ da população acima dos 60 aqui no Estado. Garanto que temos aqui um nicho importante a ser explorado”, opinou.

Já o coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel, fez uma abordagem sobre o panorama geral do setor de confecção, com destaque para aspectos estruturantes. “A falta de mão de obra e organização administrativa, além de maquinário defasado geram falta de competitividade para o setor”, afirmou Comel. Segundo ele, o objetivo é fomentar o associativismo dos pequenos empresários do setor, lembrando que para isso também é essencial a parceria dos governos municipal, estadual e federal. “Se continuarmos fazendo o mesmo, teremos sempre o mesmo resultado”, advertiu.


Ao final do encontro foi criada uma comissão representativa do poder público, empresários, entidades de classe e instituições de ensino para dar andamento aos trabalhos com o objetivo de fortalecer o ramo de confecção em todo Vale do Taquari e fazer de Lajeado um polo regional neste segmento econômico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adeli, foi uma honra muito grande para mim poder ter recebido vocês aqui para discutir um assunto de grande importância para a nossa região e ainda não devidamente explorado.
O evento de ontem representou sim, o Marco Zero, ou o ponto de partida de um novo caminho a ser trilhado pela região como um todo em busca do desenvolvimento tão necessário para a melhoria das pessoas que aqui vivem.
Novamente muito obrigado pela disponibilidade e por ter firmado essa parceria conosco.
Alexandre Comel
Coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos da PM de Lajeado.

Milene Bordini - Editora disse...

Agradeço o convite para participar do encontro e me coloco à disposição. Como disse, um novo mercado é possível, basta querermos!
Abraços!
Milene Bordini