segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dica da semana - É Variettá, mas poderia ser Simonetti

Chalé retomou sua vocação de ser um ponto de encontro dos mais diversos atores da sociedade

O nome é italiano, mas a rede de bistrôs tocada pela família Simonetti em Porto Alegre é mais do que um espaço variado e de variedades. Com uma experiência de mais de 30 anos na área de gastronomia, as Operações Variettá contam hoje com sete restaurantes na cidade. A capacidade de empreender e inovar faz com que as unidades estejam presentes em locais de destaque na capital gaúcha: Simonetti está em shoppings, como Praia de Belas e Rua da Praia; está em hotéis, como na Borges de Medeiros e na 24 de outubro; está no Centro Histórico, como no Margs e no Chalé da Praça XV.

Com ambientes acolhedores e o compromisso de bem servir, os restaurantes oferecem cardápio diversificado, capaz de satisfazer os mais exigentes paladares. O case de maior sucesso é sem dúvidas o Chalé da Praça XV. A família assumiu o espaço em 2001, após uma operação antecedente frustrada. Com os novos permissionários, o espaço passava a ser pensado novamente. Foram vários anos de trabalho, de projetos e, como a alma do Chalé exigia, de muita inspiração.

Na época da aquisição, a Praça XV e o Glênio Peres estavam tomados de camelôs e vendedores ilegais, o que estava tornando a operação do local inviável. Quando cheguei à Smic em 2003, a família estava prestes a desistir do empreendimento. Foi numa conversa franca que tudo começou a mudar. Eles "compraram" meu sonho de tornar aquele lugar um local público, sem os ilícitos que se praticavam na sua porta. Valeu a máxima de que onde a família Simonetti põe a mão, o negócio vai para frente.

Hoje o Chalé voltou a ser o ponto do tradicional chopinho ao final de tarde. Também abriga espaço para aqueles que gostam de degustar uma boa espumante ou uma cerveja diferenciada. O Chalé retomou sua vocação de ser um ponto de encontro dos mais diversos atores da sociedade, de abrigar eventos e ser palco de muito bate-papo. Sujeitos comuns, dirigentes partidários, intelectuais e turistas voltaram a se encontrar como nos velhos tempos em que Mario Quintana, Augusto Meyer e Theodomiro Tostes passavam por ali.

Nos espaços da rede Variettá quase sempre tem música ao vivo, o que é algo marcante e elogiável. Também tem sido ponto de encontro para lançamentos de livros e exposições de arte.
A rede também está inovando em seus almoços semanais, oferecendo um refrescante buffet de saladas para acompanhar os pratos servidos à francesa nas mesas.

Sugiro a você, caro leitor(a), fazer a sua experiência numa de suas sete operações na cidade. Talvez até a Copa a família possa abraçar mais alguma operação decadente e transformá-la num espaço de primeira. Torço por aqueles que vieram do interior, bateram perna pela cidade, suaram atrás do balcão, para se tornarem ícones da gastronomia local.

Adeli Sell

Nenhum comentário: