quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tirem as máscaras, digam o que querem de fato


São livres as manifestações no Brasil, pois vivemos numa democracia. Mas não queiram que concordemos com o anonimato. Quem são estes mascarados que não querem mostrar suas faces? Que usam mochilas com materiais duvidosos? Que levam paus, bastões e jogam pedra em brigadianos? Que depredam locais de todos os tipos, desde a barbearia da Ladeira, passando pelo Banco do Brasil e outros prédios públicos?

O que querem? Quais são suas demandas? São contra a repressão? Eu também sou contra a repressão de gente que se manifesta livremente, de cara limpa, que não joga bomba molotov na cara dos outros.

Quem ler a História recente de Porto Alegre vai ver que houve imensas mobilizações durante a ditadura militar, com muita repressão. Gente de cara limpa foi presa, torturada e morta. Outros apanharam e foram para a cadeia. Vivem ainda hoje as sequelas de um passado sem liberdade e sem democracia.

Mas as manifestações tinham como mote demandas claras: Liberdades Democráticas, Abaixo à Ditadura, Fora o FMI, Anistia, Contra a Carestia, etc. Passeatas fechavam apenas metade da pista para evitar que a rua fosse obstruída. Gritávamos palavras de ordem para quem passava nos ônibus, mas não depredávamos, muito menos ateávamos fogo em coletivos com passageiros.

Hoje se tranca rua, impedindo a circulação de pessoas que reivindicam as mesmas demandas. Isto nunca foi, não é, e nunca será atitude democrática. Os mascarados não nos representam. Não realizam uma manifestação pacífica, justa e democrática, fruto do direito fundamental da livre expressão. Suas manifestações esbarram em atos de vandalismo que põem em risco a ordem pública. Atos que depredam o patrimônio público e privado, colocam em xeque a ação das autoridades, causam danos ao transporte público e à segurança das pessoas.

É claro que não se pode coibir a manifestação pública da população. Mas a leniência para com os atos de depredação, vandalismo e prática de crimes de dano ao patrimônio público e privado não pode ser justificada. Tais atos devem ser coibidos com rigor suficiente pelo Poder Público.

Agora, esses grupos resolveram também piratear imagens de pessoas conhecidas, postar suas fotos com cara tapada, como se aderissem aos Black Bloc, aos Anonymous e outros tantos que querem representar, mas não representam ninguém além deles.

Nós que lutamos contra o totalitarismo, pelas liberdades democráticas, que ajudamos a conquistar a democracia não vamos calar.

Vamos continuar lutando pelo bem-estar de todo o povo brasileiro, contra a corrupção de todos os tipos, seja aquela praticada por cidadão comum ou políticos e magistrados. Neste ângulo devem sempre caminhar o Brasil e o seu povo sob pena de se efetivar um retrocesso democrático, fator este altamente negativo para toda a democracia até aqui alcançada.

Nenhum comentário: