segunda-feira, 9 de julho de 2012

Focos de lixo e calçadas mal conservadas preocupam moradores do bairro Azenha

Calçadas inexistentes dificultam o caminhar dos moradores nas principais ruas do bairro
Dando prosseguimento às caminhadas pelos bairros da cidade, o vereador Adeli Sell percorreu na manhã desta segunda-feira (09) as ruas do bairro Azenha. Monturos de lixo espalhados pelo chão, calçadas mal conservadas, moradores de rua e a ausência de placas nomeando as ruas são apenas algumas das reclamações. “Isto prova o quanto a prestação de serviços da cidade vai mal”, argumentou Adeli Sell, vereador sempre atento aos problemas da cidade.


Segundo o parlamentar é uma lástima o que vem ocorrendo em Porto Alegre. “O contribuinte é lesado cotidianamente ao não ser contemplado com a coleta seletiva de lixo. Sem contar o descaso com os nossos passeios públicos, onde nem sempre as calçadas existem, e quando existem forçam um andar torneado, curvilíneo e até rebolado de quem se equilibra numa corda bamba cotidiana”, acrescentou.

O gabinete encontrou calçadas em péssimo estado de conservação, o que compromete a integridade física dos transeuntes, colocando-os em risco. O grande problema está no acesso de portadores de deficiência, idosos, grávidas e crianças que não dispõe de condições suficientes para desviar dos seguidos obstáculo que se encontram no caminho, como buracos, árvores, postes, lixeiras que infelizmente são colocados justamente em um local de acesso que deveria ser livre. “Nossas calçadas já nem são mais de terceiro mundo, pois grande parte destes países nos olharia com desprezo”, avalia o vereador Adeli Sell.

O que decorre das más condições das calçadas são os acidentes com os seus usuários. Na rua Botafogo, em frente ao número 1400, avistamos um monte de concreto acumulado na calçada, dificultando a circulação de pedestres. O senhor Jorge Luis Barreto Alves narrou ao vereador as inúmeras vezes em que tropeçou no local. “Dá última vez cheguei a bater a cabeça no chão. É incrível como não se preocupam com os idosos”, cobrou Alves.

Focos de lixo
Moradora da Rua Luis Rossetti há 60 anos, Angela Verdi elencou uma série de problemas na rua 20 de Setembro e imediações. Segundo ela, a coleta de lixo não tem sido feita com freqüência. Agrava também o fato de o descarte do lixo dos restaurantes e cafés do bairro serem feitos de forma inadequada, gerando lixo e contínua circulação de catadores e moradores de rua.

Ela também mencionou o trabalho infantil, decorrência da venda de panos de pratos por menores na porta dos bancos Banrisul e Banco do Brasil. Outra preocupação diz respeito à agressividade dos flanelinhas, que intimidam  moradores e circulam impunes pelas ruas do bairro. “A minha rua, (Rua Luis Rossetti) por ser uma via sem saída, virou ponto de encontro de fumadores de crack e maconha”, alertou.

Os problemas não são de hoje. Adeli lembra que quando esteve à frente da secretaria de Produção, Indústria e Comércio do município encontrou o bairro com sérios conflitos entre moradores e arrumadores ilegais de carros na Avenida da Azenha. “Combati duramente esses ilícitos, tanto que hoje existem placas com as determinações legais. Fiz uma parceria com a Associação Nova Azenha e o Banco do Brasil para que o Bairro tivesse seu Telecentro. Agora, de algum tempo para cá, comecei a observar o total abandono do Bairro pela municipal, tomada de lixo, moradores de rua e calçadas intransitáveis”.

Adeli também questiona o fato de haver diversos processos de moradores em curso, solicitando providências com árvores que detonam calçadas e ameaçam casas, com rachaduras visíveis, e nada sendo feito. Assim como o fato de haver vários pedidos de limpeza, e o DMLU, com sede no bairro, fazendo vistas grossas para os problemas, assim como a FASC, que tem se omitido a resolver os graves problemas dos moradores de rua.

Outras demandas da região
Na Érico Veríssimo, esquina com a rua Barão do Triunfo há uma árvore oca na base do tronco que está sendo usada como depósito de lixo.
- Rua Barão do Triunfo, 396, prédio abandonado, à venda; calçada totalmente deteriorada e com muito lixo jogado na calçada, prédio pode desabar!!
- Rua Barão do Triunfo, em frente ao número 428, dois carros velhos abandonados em péssimo estado, juntando sujeira e dificultando a circulação de pedestres.
- Rua Barão do Triunfo, em frente ao número 460, calçada totalmente deteriorada dificultando a circulação de pedestres.
- Rua Barão do Triunfo, esquina Nunes Machado, lixeira destruída e caída no meio-fio junto a monte de lixo mal descartado.
- Rua Nunes Machado esquina General Caldwell, prédio abandonado à venda em péssimo estado de conservação.
- Rua Nunes Machado em frente ao número 92, árvore totalmente deteriorada, raízes expostas levantando a calçada e dificultando a circulação de pedestres, tampa de esgoto estragada e semi-aberta oferecendo perigo às pessoas, calçada totalmente intransitável, sem segurança, especialmente aos idosos, que circulam em grande quantidade no local.
- Rua Nunes Machado, em frente ao nº 69, árvore está levantando os alicerces da residência, causando infiltração de água. Moradora conta que já protocolou reclamação na prefeitura em março do ano passado, mas até o momento não obteve retorno favorável a sua demanda.
- Relato de moradora, Sra.Scheila Vassian, vizinha da Sra. Elfa Lima, também tem a estrutura de sua residência abalada pela referida árvore, protocolou demanda na prefeitura.
     

Moradores de rua tomaram as vias do bairro
Focos de lixo são tantos que os moradores já se organizam solicitando  mais educação
Érico Veríssimo com Barão do Triunfo: árvore oca está sendo usada como depósito de lixo
Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Um comentário:

Luiz Müller disse...

Pois é Adeli

E na cara dura o Prefeito com sua trupe eleitoral fazem uma demagógica ação na beira do Guaíba. Uma vergonha.
http://luizmullerpt.wordpress.com/2012/07/08/quando-o-populismo-e-a-demagogia-se-encontram-a-beira-do-guaiba/