segunda-feira, 14 de maio de 2012

Adeli confere de perto sinalização das obras do Pisa no Guaíba. "Fomos todos enganados", admite o vereador.

Adeli Sell conversa com o Rogério Schröder, Diretor Executivo
da Nautiwaye que há anos navega pelo Guaíba
No último sábado (12.05), a convite de um grupo de pessoas que navegam pelo Guaíba, o vereador Adeli Sell foi conferir de perto a sinalização das obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A visita ocorreu poucos dias após a reunião realizada pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na qual o delegado da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves Filho garantiu que os bancos de areia resultantes das obras estavam adequadamente sinalizados, e, portanto não ofereciam riscos para a navegação e as atividades náuticas no Guaíba.

“Fomos todos enganados. Colocar meia dúzia de taquaras não é sinalização que se possa levar em conta”, opinou o vereador, para quem Porto Alegre segue com enormes bancos de areia criados em área de tráfego intenso de embarcações sem a devida sinalização. “Se houve ‘aviso aos navegantes’ foi tão pífio esse comunicado que todas as pessoas consultadas sequer sabiam. Isto é grave vindo de autoridades constituídas”, acrescentou Adeli.

Marco Antonio Braun, diretor administrativo da Microcontrol, que costuma navegar pelo Guaíba com sua lancha, concorda com o Adeli ao afirmar que a sinalização da Marinha resume-se a “estacas de madeiras que à noite dificilmente conseguimos ver”. Na avaliação do grupo, as obras influenciaram na rota de navegação, principalmente na raia próxima ao clube Jangadeiros do Sul. Antonio Augusto Cademartori Ilha, da Associação Riograndense de Jet Ski, mostrou fotos tiradas por ele caminhando sobre os bancos de areia. Segundo ele, a forma como as obras vêm sendo feitas desrespeita o direito de ir e vir das pessoas que desfrutam do lago diariamente.

O vereador foi recebido pelo grupo na Marina da Conga
“Como vereador desta cidade, vou lutar pela garantia da navegabilidade do Guaíba. A prefeitura tem a obrigação de informar e sinalizar adequadamente sobre a existência dos bancos aos navegantes”, sustentou o vereador. “Vamos nos comunicar com os clubes náuticos e com os navegadores e fazer um movimento junto ao prefeito, ao governo do Estado e com a presidência da República, já que seus subordinados não estão cumprindo com a sua missão”, finalizou Adeli.

Revitalização do Cais Mauá
Outra preocupação do grupo diz respeito ao projeto de Revitalização do Cais Mauá, proposto pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Segundo os lancheiros, o projeto não prevê qualquer atracadouro para particulares nas proximidades do Gasômetro. “Isso é inconcebível”, na opinião de Braun, já que mais uma vez as pessoas serão impedidas de chegar à cidade pelo Guaíba. “Duvido que as pessoas não gostariam de ver lanchas e pequenos barcos atracados no Cais. Isso seria bom para todos. Para nós que navegamos no Guaíba e para as pessoas que procuram ver e fotografar os barcos”, disse ele.

Por Tatiana Feldens, (reg. Prof. 13654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Um comentário:

Rui Melo Pires disse...

Realmente, o descaso com que nós navegadores e nossas familias estão sendo tratados.Os riscos de vidas são eminentes e ninguem toma alguma atitude, e pior quando chamados mentem descaradamente.