sábado, 28 de março de 2009

MOBILIÁRIO URBANO

Estou mais do que nunca convencido de que nosso mobiliário urbano em Porto Alegre é de uma miserabilidade atroz.
Olhem para as paradas de ônibus. Detonadas! Além de quebradas, estão quebradas, pichadas e sujas. Nem se escapa uma na nova Perimetral. Passar pela Bento Gonçalves e ver os paradões numa imundície dá um nó na garganta e um peso no coração.
Fomos notícia e motivo de chacota pelo Brasil afora há dias atrás por causa de uma galhofa - diga-se de passagem bem pensada e ousada - com a colocação de um gaiola com galinhas em plena Avenida Goethe, região nobre de nossa cidade.
O senhor prefeito num "passeio" de ônbius pela cidade, claro pegou a linha T que vai pela perimetral, porque não pegaria um Rubem Berta ás 6 de manhã, como não pegaria um Restinga também ao final de tarde, pois estes estão sempre cheios, lotados e atrasados, dizia para a repórter que o entrevistava que faria uma licitação de nosso mobiliário, oportunizando a publicidade no mesmo, para que o vencedor do pleito mantivesse os equipamentos.
Vamos ver, vamos cobrar, pois há dias enviei um Pedido de Informações para para a Prefeitura e até esta data não recebi qualquer retorno.
Em cidades modernas, ousadas e civilizadas temos banheiros públicos sempre à mão quando necessários, não como aqui, onde as pessoas fazem suas necessidades fisiológicas em qualquer lugar, num processo de retrocesso, algo medieval.
Há vários locais da cidade que o fedor é insuportável.
Por que então não abrir espaço para tal? Mas aqui neste momento há até dificuldades em trocar uma daquelas banquinhas de jornal amarelas por uma banca nova moderna, com tinta antipichação, lavadas um vez a cada 30 dias. A Prefeitura coloca "n" impedimentos. É o atraso.
Aqui, diferentemente de outras cidades civilizadas não se pode colcoar nada em praças. Um tabu idiota, pois vi em Santiago do Chile, em Roma, em Florença, Barcelona belos quiosques em parques e outros espaços púboicos, seja com comidas rápidas, flores, souveniers etc.
Aqui, não pode. Aqui, nada pode. E a cidade fica assim: cinzenta, largada, pichada, suja, cheiro de urina e fezes.
Fui ridicularizado, mas não dei a mínima, quando aproveio a Lei que manda recolher as fezes dos animais. Pois agora temos uma empresa que colocou espaços com saquinhos para cumprir a norma e tudo está melhorando, pois pelo menos o cocô de cachorro está sendo recolhido.
Mas temos que criar uma licitação para os abrigos de ônibus, totens, banheiros e outras peças de nosso mobiliário urbano para podermos já no próximo aniversário de Porto Alegre termos algo melhor a ser apresentado.
Como queremos recever a Copa de 2014 deste jeito?
E junto com o Mobiliário Urbano novo, modernoe ousado, vamos também levar adiante nosso Projeto Pinta Porto Alegre, para dar mais vida, cor e energia a todos.

Nenhum comentário: