terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ADELI RECEBE CAMARA DO LIVRO

Câmara do Livro busca parceria com o Legislativo
A fim de fomentar projetos de incentivo à leitura, representantes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) visitaram, na manhã desta terça-feira (20/1), o presidente em exercício da Casa, vereador Adeli Sell (PT). De acordo com o dirigente da entidade, João Carneiro, a Câmara Municipal de Porto Alegre tem papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas para a área cultural da cidade.

“Com esta aproximação, queremos debater demandas importantes para unir cidadania, liberdade e leitura”, revelou Carneiro ao afirmar que a principal demanda da instituição é garantir através do Plano Diretor o espaço do Cais do Porto como referência de local para a realização da Feira do Livro em Porto Alegre.

Ao reiterar que o Legislativo está aberto para o desenvolvimento de atividades voltadas à cultura, Adeli sugeriu que a Câmara do Livro ocupe a Tribuna Popular da Casa para explicitar suas reivindicações. “Os vereadores deverão assumir o compromisso de promover atividades que envolvam a arte, a literatura, o lazer e a gastronomia”, defendeu. Eventos como a Semana do Livro - programada para acontecer entre os dias 18 e 25 de abril -, poderão ser divulgados na tribuna.

Segundo Adeli, a mesa diretora vai debater também a criação de um Clube de Leitura em parceria com o Conselho do Orçamento Participativo de Porto Alegre. “Queremos saber o que cada região da cidade pensa e precisa. Desta forma, garantiremos um acesso maior às iniciativas culturais e artísticas por parte das comunidades”, registrou o vereador.

Participaram do encontro, o 2º vice-presidente do Legislativo, vereador Toni Proença (PPS) e o representante de Editores da Câmara Rio-Grandense do Livro, Tuchaua Rodrigues.

Sobre a instituição

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), fundada em 1955, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura gaúcha.

Atualmente, a CRL conta com 150 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro.

A entidade realiza, anualmente, a Feira do Livro de Porto Alegre e a Semana do Livro. Além disso, promove atividades de formação para professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, desenvolve programas de leitura que viabilizam encontros em escolas, entre escritores e alunos, e ainda presta assessoria aos organizadores de feiras de livros do Estado. Mais informações pelo site www.camaradolivro.com.br

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Câmara vai criar Clube de Leitura

Nenhum comentário: